Fazer dieta durante o mês das férias, especialmente no verão, é uma crueldade ainda mais quando o que mais a gente só quer tomar aquele sorvetinho, para ajudar a controlar o calor. Pensando em como ajudar a manter a dieta nesses dias mais intensos de calor, vamos listar para você três receitas que além de manter o cardápio fitness, vai saciar a fome e manter o corpo leve para aproveitar as atividades realizadas ao ar livre, sob o sol intenso.

Crumble de maçã

Google Imagens

Há um ditado que afirma “uma maçã por dia, evita que você vá ao médico”. O pior é que é verdade, já que a fruta apresenta grande concentração de fibras e vitaminas B,C e E, além de ser uma importante aliada na prevenção de doenças. Outro detalhe é que a maçã dá a sensação de saciedade e ajuda a controlar a vontade de comer doces. Além de comer essa fruta in natura, você pode aproveitá-la em várias receitas, como o Crumble de maçã. Veja a receita abaixo:

Ingredientes

1 maçã bem picadinha com casca e tudo;

2 colheres de sopa de castanhas trituradas (pode ser no liquidificador ou no processador);

2 colheres de sopa de farinha de aveia, sem glúten

Canela

2 colheres de sopa de óleo de coco

 

Modo de preparo– Misture os ingredientes em uma travessa. Agora, em um recipiente de vidro, do tipo ramekin, untado com óleo de coco, despeje todo o conteúdo e leve ao forno por 20 minutos. Espere esfriar e sirva.

 

Panqueca de abóbora com maionese de abacate

Google Imagens

Não sei se você sabe, mas a abóbora (jerimum ou cucurbita) é um dos legumes que mais trazem benefícios para sua saúde. Por ter baixo teor calórico e ser rica em vitaminas, esse legume pode ser utilizado em diversos pratos doces e tortas, sopas ou mesmo no feijão. A abóbora é antioxidante, combate ao envelhecimento precoce e protege a visão. Já o abacate, que é rico em gorduras, era tido como um vilão da dieta. Mas, atualmente muitos nutricionistas passaram a indicar o consumo dessa fruta pelo fato dela ser rica em sais minerais como Potássio, Ferro, Cálcio e Magnésio. Além de conter diversas vitaminas A,C,E,K e as vitaminas do complexo B. Confira a receita abaixo:

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de abóbora cozida ou assada amassada

1 colher de sopa de farinha de amêndoas

1 pitada de sal

 

1 abacate médio maduro

2 colheres de sopa de suco de limão

1 dente de alho

1 colher de sopa de mostarda dijon

1 colher de sobremesa de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar – Com a abóbora já cozida ou assada, já amassada, misture o ovo, e acrescente uma pitada de sal. Depois acrescente a farinha de amêndoas. Feito isso, faça bolinhas e amasse, levando ao fogo, na frigideira untada com azeite. Para o recheio da maionese de abacate, bata no liquidificador o abacate, o suco do limão, o alho, a mostarda, o azeite, o sal e a pimenta. Se sobrar a maionese, conserve em geladeira em um recipiente de vidro com tampa.

 

Wrap proteico de frango

Google Imagens

Para fazer essa receita você não vai precisar usar um dos alimentos tidos como vilão de qualquer dieta: o glúten. Mas, você sabe por que devemos evitar comer glúten? Essa proteína que divide opiniões de diversos especialistas, está presente em diversos cereais como o trigo, o centeio e a cevada conferindo elasticidade necessária a diversos alimentos, que após assados ficam macios e fofinhos. Assim, ao contrário do que a maioria das pessoas acham, o glúten só é diretamente prejudicial às pessoas que sofrem de doença celíaca, que ao ingerir esse alimento, desencadeia um movimento que faz as células do seu sistema imunológico reconhecer  a proteína como um inimigo, reagindo contra ela. Essa receita pode ser usada para ajudar a acelerar e recuperar a musculatura, podendo assim, ser uma boa opção para o lanche pós treino. Veja a receita:

Ingredientes

Folhas de acelga

Frango cozido desfiado

Azeite

Sal

Cenoura ralada

Hortelã

 

Modo de preparar –  Lave bem as folhas de acelga, agora em uma panela que estiver no fogo, com água fervendo, mergulhe as folhas e deixe cozinhar por apenas 2 minutos até amolecer. Após esses dois minutos, transfira as folhas de acelga para uma peneira e passe água fria, dando o choque térmico necessário para parar o cozimento das folhas, e facilitando na hora de enrolar, porém sem perder a crocância. Para o recheio misture o frango desfiado, com a cenoura ralada e o azeite em uma vasilha e deixe reservado.

Depois que a água escorrer bem, abra bem as folhas da acelga sobre uma tábua, corte o talo próximo a base da folha. Agora é hora de rechear, mas lembre de deixar 2cm da base livres, para ajudar na hora de enrolar. Coloque folhas de hortelã até cobrir o recheio e comece a enrolar . Dobre as laterais da folha para dentro e continue enrolando até o fim.

Depois que você fizer as receitas, pode mandar pra gente aqui da redação provar e fazer um review das melhores, tá! Não esquece!