Vivendo em Londres, uma estudante de direito de 33 anos decidiu abrir seu próprio negócio, vendendo roupas vintage na internet, depois de batalhar para conseguir um emprego.

Nascida na Rússia, Irina Kova declara que ser muito atraente fisicamente tornou sua busca por um trabalho mais difcil. Visto que, segundo ela, as mulheres simplesmente não confiam nela ou a acham intimidadora, e os homens não a levam a sério.

Irina Kova em seu Instagram (Reprodução/ Instagram)

Kova, que costumava trabalhar no desenvolvimento de negócios para clientes importantes, acredita que sua boa aparência arruinou sua carreira e tornou mais difícil encontrar outro emprego sério, apesar de ter um diploma em direito e um currículo impressionante.

Irina disse ao tabloide britânico The Sun que sua beleza a afeta negativamente tanto durante o processo de contratação quanto depois que ela consegue um emprego. Para melhorar suas chances de conseguir um emprego, sua agente de trabalho aconselhou que ela pintasse o cabelo de uma cor mais escura, para assim se tornar “profissional”. Mas mesmo que ela passe pelas entrevistas preliminares, seus chefes nunca parecem levá-la a sério.

Irina Kova em seu Instagram (Reprodução/ Instagram)

“Mesmo durante o processo de contratação, ser bonita me atrapalha. Eu tenho uma graduação em direito e um currículo de destaque, mas mesmo assim minha agente de recrutamento ainda me incentivou a pintar o cabelo de loiro escuro para ir às entrevistas”, reclamou Irina Kova.

Irina Kova em seu Instagram (Reprodução/ Instagram)

“Ela disse: você nunca conseguirá um emprego com esta aparência. E, aparentemente, ela estava certa. Porque depois que escureci meu cabelo, surgiram mais oportunidade de emprego. Além disso, eu até comecei a usar óculos de grau — mesmo que eu não tenha nenhuma problema de visão — para parecer mais profissional.”

Um ex-chefe de Irina a aconselhou mudar seu jeito de ser para que ele possa se destacar profissionalmente. Por exemplo, ser mais humilde. Contudo a jovem ressaltou que você só pode se destacar em algo através de sua características naturais.

“Eu raramente uso muita maquiagem — com meus atributos físicos, não preciso dela. Quando você tem lábios e olhos grandes, atrai muita atenção de qualquer maneira”, disse ela.

Irina Kova em seu Instagram (Reprodução/ Instagram)

“Acho que esse empresário queria ter um ambiente corporativo em que todos fossem iguais e tivessem uma hipoteca e três filhos. Ele estava basicamente dizendo que eu era muito glamourosa para me encaixar, então acabei saindo.”

A jovem empreendedora disse que os homens nunca querem contratá-la para ela não ser uma distração para eles. Por isso, preferem contratar mulheres muito menos atraente que não atrapalhem suas rotinas de trabalho.

Por fim, ela completou que alguns homens casados não querem que suas esposas os visitem no escritório e vejam “uma garota [email protected] e solteira sentada pertinho deles.”

Irina Kova em seu Instagram (Reprodução/ Instagram)

Você já teve algum problema parecido com a história da Irina? Conta para a gente nos comentários.