É verdade que no mundo de hoje é cada vez mais complicado se destacar em meio a tanta concorrência. São os colegas de faculdade, pessoas que estão ao redor e principalmente a tecnologia. Mas, com tanta concorrência não é tão difícil a gente encontrar por aí pessoas que conseguem se destacar e principalmente são bem sucedidas em suas carreiras. Pensando nisso, e querendo dá uma ajudinha nesse novo ano, vamos listar 10 dicas de como se tornar uma pessoa mais bem sucedida. Anota aí:

Pexels

Ouça mais – Sabe um ditado que minha avó sempre dizia? “São duas orelhas e uma boca. É para ouvir mais do que falar” E ao contrário do que a  gente acha, essa é uma das regras básicas para ter uma vida de sucesso, especialmente quando a pessoa com quem você está conversando não é seu amigo ou algum familiar. Ouvir o que as pessoas têm a dizer, seus anseios, necessidades e desejos é fundamental para abrir a nossa mente para coisas mais importantes e despertar a curiosidade sobre a solução de determinados problemas da nossa rotina. Para se ter realmente sucesso em qualquer aspecto das nossas vidas é fundamental saber do que as pessoas gostam ou não. Usar  a comunicação a nosso favor vai ajudar bastante em nossa rota ao sucesso.

Pexels

Agenda – Sabe aquele caderninho que você ganhou a séculos, porém não sabe o que fazer com ele? Transforme em uma agenda! Se você não tem nenhum caderno em casa sobrando, mas tem ao menos R$ 10,00 na carteira, vale a pena comprar uma agenda baratinha. Mas, você pode muito bem pensar “não vou gastar meu dinheiro com um negócio tão fútil, afinal tenho uma memória excelente”. Tudo bem, é um direito seu, mas você sabia que existem APP gratuitos para Android e IOS que tem a função de agenda? É muito importante para nosso cérebro escrever pequenas listas de atividades a serem desempenhadas ao longo do dia, com metas para o futuro a curto e longo prazos. Sabe aquela viagem dos sonhos? Porque não começar anotando os pequenos objetivos a serem realizados até que ela finalmente aconteça? Uma agenda seria ótima para te ajudar a realizar esse sonhos, né não?!

Pexels

Você em primeiro lugar – Cuidar do nosso corpo e mente nos deixam bem e trazem aquele sentimento de felicidade que tanto queremos. Realizar uma caminhada no próprio bairro, correr, entrar para a academia, cuidar da alimentação, ficar sozinha um pouco refletindo sobre a vida, ler um livro. Enfim, o importante é você realizar atividades que te deixam bem com você mesma, seja elas quais forem. Só não esqueça de realizar um check-ups de saúde de maneira regular para garantir que todo o organismo esteja funcionando perfeitamente.

Pexels

Saia das quatro paredes- Aqui no Brasil, a gente tem um clima maravilhoso que permite encontros ao ar livre mais vezes do que em outros países, assim porque não sair do ar condicionado do escritório ou do home office e marcar seus encontros com a equipe de trabalho e amigos em ambientes mais descontraídos? Marque uma reunião com o cliente fora do escritório, abra as perspectivas para novas formas de se encontrar e traçar metas, projetos e planejamentos. Às vezes, passamos tanto tempo em ambientes fechados quebrando a cabeça para encontrar uma solução, quando na verdade a resposta que queremos está acontecendo ali, no meio da rua. Não precisa ser sempre, mas de vezes em quando sair do escritório é bom para respirar um pouco.

Pexels

Amigos inteligentes- Sim, adoramos nossos amigos que nos fazem sorrir nos momentos mais inusitados, ou mesmo aqueles que sempre fazem a gente ver o lado mais negativo das coisas, porém uma coisa é certa, um amigo inteligente vale mais que vinte engraçados. Reavaliar as amizades, procurando sempre extrair coisas boas de quem nos cerca, especialmente quando elas querem crescer com a gente é fundamental para nosso sucesso. Reavalie suas amizades e pense se as pessoas que te cercam estão te fazendo crescer ou te arrastando para baixo.

Pexels

Leia sempre- Segundo uma pesquisa de Tom Corley, publicada no livro “Hábitos ricos: os hábitos diários de sucesso das pessoas ricas”, pessoas ricas leem ao menos 30 minutos, todos os dias. Ou seja, quer ser bem sucedida, leia mais do que assista a TV. Além de aprimorar seu conhecimento, ler te faz saber do que acontece no mundo, te ajuda a descobrir novos mundos  e faz com que você tenha uma mente mais aberta para as coisas que acontecem à sua volta.

Pexels

Hora de parar- Voltando ao que minha avó dizia, eu sempre lembro que ao final do dia, especialmente na época do vestibular, ela sempre dizia “chega de estudar por hoje, a essa hora você não está aprendendo mais nada!” E assim como ela, minha mãe sempre falou muito sobre o quando que o excesso de estudo poderia prejudicar ao invés de ajudar. E sim, é verdade! Passar dos limites seja estudando ou trabalhando até tarde no escritório e ainda levar trabalho para casa é algo que não vai te ajudar em nada. Se você trabalha em casa, deve ter uma rotina regrada de horários muito bem estabelecidos para não ultrapassar seus limites. Separe seu trabalho da vida pessoal, dê tudo que conseguir durante seu horário de expediente, e deixe tudo que estiver relacionado ao trabalho no escritório.

Pexels

O tempo é seu amigo – Por isso valorize essa amizade! Ao invés de ficar horas conversando patocas no WhatsApp sobre a vida de outras pessoas, por que não buscar por conteúdo que irá de ajudar a ser uma pessoa bem sucedida. Lembre-se seus amigos irão sempre de influenciar, então que tal gastar um pouquinho menos de tempo com quem te puxa para baixo e procurar aprender mais com aquela pessoa que a primeira impressão pareceu ser tão chata?

Pexels

Sempre procure aprender- Seja uma receita nova, com um vídeo ou post na internet, em cursos online de qualquer tipo. Nosso mundo muda todos os dias, o que valia a seis meses atrá hoje já não tem mais o mesmo significado, já está ultrapassado. Assim, é fundamental que você busque conhecer novas coisas, novos mundos. Voltar a estudar no início pode ser muito chato, porém é lá que você verá novas chances acontecerem em sua vida, e sim é um conselho pessoal. Lembre-se sempre dá para aprender uma coisa nova, em qualquer lugar e a qualquer momento!

Pexels

Gaste menos do que ganha – Essa dica é velha, mas ainda hoje é muito válida. Você já percebeu que aquela sua amiga “rica” sempre tem dinheiro na conta? Ou que ela usa as mesmas roupas várias vezes e quem sabe até leva mais tempo para comprar aquela bolsa nova? Isso não é ser “mão de vaca” é ser econômica! Pessoas ricas e bem sucedidas não gastam todo dinheiro que ganham em roupas, indo a manicure, comprando jóias nem  acessórios que já tenham. Elas investem dinheiro em várias atividades que garantam ao menos um pouco de retorno financeiro. Seja em investimento no banco, poupança, imóveis ou mesmo em uma aposentadoria privada. Não que elas passem a vida inteira sem comprar nada, mas ao menos elas sabem administrar o dinheiro de maneira que a única preocupação é o quanto de retorno financeiro ele rendeu.